Post: Clipping - Todos os cartórios extrajudiciais em Goiás passam a operar com selo eletrônico

Engegraph Sistemas é responsável pelo sistema de automação para emissão dos selos eletrônicos.

29/04/2024 02h41

Todos os cartórios extrajudiciais em Goiás passam a operar com selo eletrônico

A partir deste mês todas as serventias extrajudiciais de Goiás vão operar com selo eletrônico. Isso será possível porque os cartórios dos municípios Ouvidor, Mozarlândia e Monte Alegre, únicos no Estado que continuavam a emitir apenas selos físicos, agora também contam com impressora Zebra e com o sistema de automação para emissão dos selos eletrônicos.

Essa automação de todo serviço extrajudicial no Estado é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de Goiás (Sinoreg/GO) que doou as impressoras, bem como custeou a implementação do sistema da Engegraph Sistemas, responsável pela geração dos selos eletrônicos.

Ter todas as serventias do Estado de Goiás emitindo selo eletrônico não traz vantagens apenas para os titulares dos cartórios, mas também garante aos usuários vários elementos de segurança, como: identificação dos atos praticados e do valor de cada um dos emolumentos cobrados, além dos valores destinados aos fundos institucionais, e a indicação do cartório que praticou o ato.

A emissão de selo eletrônico permite e o usuário saiba qual é o código do selo a que está vinculado o ato, a data de utilização, o nome do serventuário do cartório que praticou o ato e o IP da máquina do cartório que realizou o serviço. De acordo com o Presidente do Sinoreg/GO, o oficial Igor França Guedes, a melhoria dos atos praticados pelas serventias extrajudiciais reflete diretamente na sociedade.

Fonte: O Hoje